segunda-feira, 9 de março de 2015

Ruas com nome, mas esquecidas

Estamos no principio do século vinte e um, em plena era da informática e da conectividade. Todavia, segundo as noticias da tecnologia, mais alguns poucos anos e a grande invenção chamada de Internet será coisa do passado, mas estaremos mais conectados do que actualmente.

Incongruentemente, Cucujães poderá passar ao lado de tudo isso. Nós dissemos, poderá ou provavelmente. 

Como dissemos acima, vivemos na era da tecnologia mais avançada alguma vez conhecida. Cucujães poderá estar conectado mundialmente, mas dentro de Cucujães não estaremos assim tão próximos como pensamos.

Porque dizemos isso? Enquanto Cucujães possuir ruas nomeadas, mas onde só podemos transitar de tractor agrícola, nunca jamais sairemos da "cepa torta". É muito desagradável sair para o nosso trabalho e chegarmos à nossa rua e vê-la completamente cheia de lama, ou alagada. Provavelmente nem tiramos o nosso veiculo da garagem, porque ele pode simplesmente ficar preso na lama. Será isto que muitos chamam de "em Cucujães acontece".  Ruas que poderão ser de grande serventia para todos os cucujanenses bem como para o negócio local e até mesmo para o concelho oliveirense.

Tentamos saber as razões porque tais ruas não levam um piso mais adequado. O feedback possível que conseguimos, foi que essas ruas são pouco movimentadas e com poucas moradias. Vamos la ver uma coisa, se essas ruas são pouco movimentadas o motivo é o piso inadequado, certo? Quanto há razão de haver poucas moradias, essa razão só pode ser para rir. Mas se essa é a razão, porque será que em outras freguesias se procedeu ao arranjo de ruas que estavam na mesma situação? Duas medidas, dois pesos diferentes é o que nos parece.
Já não pedimos alcatrão. Pode muito bem ser de paralelos (para já) pois fica mais barato e até em matéria de buracos não irão ser preocupação, mas pelo menos ficariam ruas transitáveis onde certamente iria ser de muito agrado para todos os cucujanenses e lucráveis a seu tempo para o concelho bem como para a freguesia. Mas infelizmente os nosso políticos responsáveis querem apenas saber da sua porta e de "louros" de forma a serem notícia na mídia... .

Vejamos alguns exemplos de ruas que enquadram na nossa descrição.

Rua de Angola...
Rua que vai de Rio de Ossos para Vale Grande ou  vice-versa







Rua de Faria de Baixo...






Rua António José Godinho...
Que vai da Arribada a Rio de Ossos ou Vice-versa

Nesta rua o Evoluir Cucujães abordou alguns utentes da mesma. E sabemos que os donos das propriedades cedem o terreno necessário para que a Rua em boas condições seja uma realidade.





Rua da Floresta...

Que vai da Fôjo a Fermil ou vice-versa
Foto do Google 2010


Nós não queremos ser radicais nas nossas  palavras, mas infelizmente estas e outras situações nos obrigam a isso. Se o nosso objectivo é ajudar Cucujães a Evoluir ou progredir, como podemos chegar a esse ponto se as nossas infraestruturas não estão adequadas?

E já agora, porque será que as entidades competentes sabem desta situação e olham para o lado? E qual a razão de o fazerem?

Estas e outras perguntas serão respondidas no próximo artigo do Evoluir Cucujães.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sempre que comentar, por favor identifique-se. Comentários anónimos não serão publicados e serão automaticamente apagados. Qualquer comentário que vise denegrir o blogue ou autor dos artigos, o comentário será automaticamente eliminado.

O Evoluir Cucujães