domingo, 15 de fevereiro de 2015

Tragédia à vista!

Não! Não estamos a falar do muro junto à capela de St.Luzia. Esse muro tem dono e só a ele compete a sua reestruturação.

O problema que alertamos é muito mais grave e situa-se na Rua dos Moleiros ( antigo lugar do Ferral). Esta *rua é dividida pelo rio Ul , mas unida por uma ponte pedonal. Uma das pontas da ponte que suporta o seu peso está praticamente desmoronada. Este desmoronamento aconteceu entre Outubro/Novembro.

Posto isto, todas as entidades competentes foram alertadas, nomeadamente, Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Proteção Civil. O que fizeram estas? Segundo testemunhos da vizinhança e utentes da ponte, deslocaram-se dois funcionários, supostamente da CMOAZ que simplesmente delimitaram a zona com fitas e até hoje se encontra assim. Felizmente, no ano transato o inverno não foi muito rigoroso no que diz respeito a chuvas e desta forma a CMOAZ teve ao seu dispor o tempo ideal para reparar este desmoronamento a baixos custos, mas infelizmente não o fez. O tempo foi passando e os utentes foram desrespeitando e continuam a passar pela ponte que pode cair a qualquer momento. Pois apesar das chuvas terem sido poucas até ao momento, elas continuam e não esqueçamos que é junto a um rio onde a humidade impera. Desta forma o prolongar do tempo sem intervenção da CMOAZ , vai aumentar o desmoronamento, maior aluimento e acima de tudo vai colocar vidas em perigo, pois os transeuntes continuam a utilizar este meio e via de acesso como já citado acima.
Não é por falta de tentativas de comunicação com a entidade competente, pois temos conhecimento que o email da CMOAZ tem recebido pedidos para o arranjo do muro de suporte da ponte.


*Portanto, o ponto da situação é o seguinte: A CMOAZ e Proteção Civil entidades competentes para este tipo de situação, sabem o que se passa e nada fazem. Perguntamos, quando pensam intervir, sendo que esta é uma situação urgente? Quando a ponte cair?

Quando houver vítimas? 

Bem neste caso a vinda da CMOAZ e Proteção Civil será pouca, pois nessa situação precisaremos da GNR do INEM e dos BOMBEIROS. Será necessário chegar a estes termos? 


Foi pedido ao Evoluir Cucujães que alerta-se esta realidade a todos os Cucujanenses e que de alguma forma pudesse-mos mexer com as consciências das pessoas que estão à frente das entidades competentes.

Todavia, se depois deste nosso artigo nada for feito, sabemos que os utilizadores deste meio e via de acesso irão partir para meios mais pesados. Como por exemplo uma manifestação junto à CMOAZ acompanhados dos meios de comunicação bem conhecidos de todos nós. Aliás, estes já foram contactados e só estão à espera da confirmação da população que utiliza a ponte.

*Ver mais fotos click AQUI

Competências da -Proteção Civil 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sempre que comentar, por favor identifique-se. Comentários anónimos não serão publicados e serão automaticamente apagados. Qualquer comentário que vise denegrir o blogue ou autor dos artigos, o comentário será automaticamente eliminado.

O Evoluir Cucujães