sábado, 18 de outubro de 2014

Resposta à "Causa Comum" de Pedro Oliveira

No dia 7 de Outubro o Sr. Pedro Oliveira colocou na  página do facebook oficial do PSD um texto que visava a Junta de Freguesia de Cucujães. Um texto pobre e que cheira a derrotismo ainda não aceite.

O Evoluir Cucujães decidiu responder à letra ao seu texto:

Pedro Oliveira - "No dia em que se comemorou um ano sobre as últimas eleições autárquicas, realizou-se uma Assembleia de Freguesia da Vila de Cucujães. Os Cucujanenses terão decerto esta data bem presente, até porque, foi precisamente nesse dia, há um ano, que decidiram inverter a tendência dos últimos actos eleitorais e deram um voto de confiança ao PS, acreditando nas promessas de um projecto alternativo."

EV - Decerto que os Cucujanenses não são esquecidos, nem sofrem de alzheimer. E como na altura estavam a ser menosprezados pelo PSD decidiram e muito bem mudar de “ares”…

Pedro Oliveira - "Respeitando a vontade soberana dos eleitores, manifestada em sufrágio, o PSD interiorizou os motivos da derrota eleitoral e aceitou, com responsabilidade e sentido democrático, o desafio de ser oposição. Desde o primeiro momento foi consensual que o PSD seria uma oposição ponderada, responsável, e que a motivação maior seria, indubitavelmente, a defesa intransigente dos interesses de Cucujães e dos Cucujanenses."

EV - O PSD foi obrigado a interiorizar, pois não teve outro remédio. Ainda hoje se vê quão incómodos se sentem, pois um ano depois ainda não aceitaram que passaram à história. Todavia a afirmação de que o PSD seria uma oposição responsável, ponderada, bláblábá… na defesa dos interesses de Cucujães e dos Cucujanenses é um embuste monstruoso. Pois se assim não fosse, porque será que muitos dos planos da actual Junta de Freguesia
não são aprovados por “vós” PSD, quando estes são dos planos mais uteis para Cucujães? Nós respondemos: Porque vos custa ver a actual Junta de freguesia a fazer coisas que o PSD não teve a capacidade de o fazer. Desta forma reprovam e depois acusam o JF de não fazer nada. De facto a pele de ovelha por cima de um lobo assenta-vos perfeitamente.

Pedro Oliveira - "O compromisso foi assumido e evidenciou-se numa postura de cooperação, sem precedentes. Durante um ano, o executivo do PS gozou de um salvo-conduto, por forma a ter todas as condições de governabilidade. Prova disso foi a aprovação do orçamento e o voto favorável na maioria das propostas. Durante este ano sabático, o PSD foi capaz de elogiar o desempenho do executivo em algumas áreas e apresentou sugestões para melhorar as propostas, abdicando de criticar e exigir, numa postura que, no meu entender, transcende o espírito de cooperação e entra no domínio da tolerância. Mas como o que mais importa é o bem da nossa Vila e das nossas Gentes, esta oposição foi capaz de secundarizar os interesses partidários, demonstrando que é possível ter-se uma postura séria e credível, na persecução de um interesse comum. Ao fim de um ano de mandato, o PSD entendeu que seria altura para o PS fazer um balanço do seu desempenho, nomeadamente prestando os devidos esclarecimentos sobre o nível de cumprimento das propostas assumidas aquando das eleições. Em termos objectivos, e com muita pena, vislumbraram-se apenas intenções. Na educação, constatou-se um feito digno de registo, porque, pela primeira vez na história de Cucujães, existe uma escola a leccionar até ao 12º ano. Para o efeito, foi decisivo o apoio do anterior executivo da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Deste executivo espera-se que seja capaz de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, promovendo a qualidade do ensino ministrado e as instalações de excelência, para que esta escola tenha o sucesso que merece."

EV - De facto o compromisso foi assumido, com muito custo, mas foi assumido. Todavia o PS não gozou de todas as condições de governabilidade, porque o PSD em conjunto com a CMOAZ dificultaram e continuam a dificultar o trabalho da actual JF. A título de exemplo temos o caso da sinalização horizontal onde O Evoluir Cucujães já deu a saber num artigo intitulado “Sinalização Horizontal – Passadeiras” e outras situações que iremos dar a saber a todos os Cucujanenses. Sim, todo o cucujanense tem o direito de saber que a atitude do PSD que se diz ser tolerante é de facto é um malabarismo de palavras bonitas, mas carregadas de veneno…

Pedro Oliveira - "Na acção social, entre outras propostas, estava prevista a promoção do convívio sénior. Ora o que se constatou é que este executivo não foi capaz de promover, mas pelo contrário, conseguiu despromover o evento. Observou-se uma enorme redução no número de participantes, resultante de uma inovação: os participantes com rendimentos superiores ao salário mínimo nacional tinham de pagar. A anterior Junta de Freguesia promovia o convívio gratuito com o objectivo de proporcionar um momento, para muitos único, momento esse de verdadeiro convívio e diversão. O espírito do convívio sénior foi deturpado…Não se pode deixar passar em claro a falta de coerência entre o que se promete e o que se faz. E aqui não estão em causa ideologias ou cores partidárias; quando muito está em causa a falta de lealdade dos eleitos para com aqueles que os elegeram, porque enquanto oposição têm um discurso e, chegados ao poder, fazem o contrário daquilo que prometeram…"

EV - Se isto não são palavras de derrotismo ainda não assumido, até temos medo do que poderá vir a seguir.
Seguramente os cucujaneneses não sabem a quantia de dinheiro que o PSD esbanjava quando estava na JF, mas nunca em prol de Cucujães, como se os tempos em que vivemos fossem próprios para isso. Até mesmo o último convívio sénior que promoveram foi a última cartada para puderem continuar na JF, o que se veio a revelar infértil. E depois vêm criticar o evento da actual JF, quanto esta sem as verbas que o PSD tinha quando estava no poder, conseguiu na mesma promover o convívio sénior. Sim, a CMOAZ fechou a “torneira” na ânsia da JF não fazer o tal convívio para depois o PSD acusar a JF que não têm interesse nos mais desfavorecidos. Enfim, um embuste de (4ª) quarta classe, fraco fraquinho.

Pedro Oliveira - "No ambiente, apesar de serem visíveis melhorias na limpeza de certas ruas, ainda há muito para fazer, pelo que, para quem prometia fazer da limpeza um ícone de Cucujães, o trabalho desenvolvido ficou muito aquém das expectativas.

No desenvolvimento, nomeadamente no que respeita à rede viária, as promessas foram muitas, mas os problemas persistem, pois este executivo limita-se a tapar alguns buracos, não sendo expectável nenhuma intervenção de fundo.

Perante este cenário desolador, com sentido crítico e isenção, poder-se-á afirmar que esta Junta de Freguesia se limita a fazer manutenção, notoriamente insuficiente para quem apresentou um projecto alternativo, que iludiu o eleitorado…Não há uma obra, não há uma ideia…é um vazio completo.

Vale a pena perguntar: O que é que podemos esperar deste executivo?"

EV - Palavras típicas de quem sabe o que esta a fazer.

Fazem tudo o que podem, com jogos maquiavélicos para impedir a JF de fazer o seu trabalho. E depois vêm feitos santinhos apontar o dedo.

Quão apropriada é frase de Adlai Stevenson: Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles.

Evoluir Cucujães

1 comentário:

  1. Andrea Almeida Rodrigues18 de outubro de 2014 às 23:44

    É tudo muito bonito Sr. Pedro! Os órgãos dirigentes da CMOA são pessoas irresponsáveis e que apenas trabalham em prol de interesses pessoais! Mais lhe digo,aquilo que a actual JF fez na Vila neste primeiro ano de mandato,foi sem duvida exemplar perto daquilo que o anterior executivo não fez nos mandatos que cumpriu,e imagine só,eram da mesma cor partidária da CM,agora pense. Em relação ao passeio dos idosos estou completamente de acordo com o que foi feito,sabe porquê? Se o anterior executivo pagava na totalidade era porque podia. Já que nunca investiu o dinheiro naquilo que de facto era importante ,pelo menos algum desse dinheiro dava para "tapar" os olhos às pessoas . Tenha vergonha em criticar o actual executivo da JF da nossa Vila. Se tal acontecer muita coisa, mas mesmo muita coisa se tornará publica,e então aí veremos até onde irá e para onde irá muita gente!

    ResponderEliminar

Sempre que comentar, por favor identifique-se. Comentários anónimos não serão publicados e serão automaticamente apagados. Qualquer comentário que vise denegrir o blogue ou autor dos artigos, o comentário será automaticamente eliminado.

O Evoluir Cucujães